terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sujismundo


Há algum tempo atrás lembro de ter visto o governo anunciar um grande mutirão de limpeza na rodoviária. Era comum imagens de caminhões-pipa jogando jatos d'água no piso e um batalhão de serventes passando o rodo no chão.

Ontem ao passar por lá olhava para o chão e via muita sujeira, mas basicamente se via embalagem de salgadinho, papel de propaganda, chiclete mascado, comida que o povo deixa cair no chão, ou seja, o que se via era que a maior parte da sujeira era o povo mesmo que jogava pelo chão mesmo com uma lixeira em cada box para quem quisesse ser educado para variar.

Tal cenário só me fez lembrar do Sujismundo:



Personagem popular na década de 70, sujismundo virou palavra corrente para se referir a pessoas desleixadas com sua aparência e/ou que emporcalhavam a cidade jogando lixo na rua. Parte integrante de uma campanha governamental em plena ditadura, Sujismundo participou de diversas peças publicitárias e marcou uma geração tanto quanto símbolos de marcas conhecidas marcaram na época.

Difícil mensurar se hoje o povo é mais desleixado do que antes ou não, mas não é difícil ver que o Sujismundo permanece encarnado em diversas pessoas. Cabe a nós sermos zelosos conosco, com o próximo, com a cidade e com a natureza sem precisar de campanhas para nos lembrar disso.

Afinal, "povo desenvolvido é povo limpo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário